Quais alimentos combatem carência de zinco?

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Quais alimentos combatem carência de zinco?  

 

É impossível reduzir o zinco em um simples benefício! A função do zinco é a de um potente mineral abundante, por isso você pode encontrá-lo em diversas frutas, legumes e vegetais. Veja nesse artigo da Puritan’s Pride 5 alimentos que vão favorecer a absorção de zinco e complementar a sua dieta. 

Para que serve o zinco?

É impressionante a atuação do zinco em nosso organismo. Este mineral atua em inúmeras reações químicas do corpo, permitindo mais vitalidade e disposição. O zinco é um mineral essencial e é muito conhecido por desempenhar um papel importante no suporte imunológico. Você pode encontrar o zinco em alguns alimentos, mas também é possível obtê-lo através da ingestão dietética — suplementação. 

O zinco oferece bem mais do que apenas o suporte imunológico. Ele também auxilia na formação do nosso DNA e é necessário para o crescimento e divisão celular saudável.

Quanto de zinco consumir por dia

Adultos mais jovens parecem consumir doses suficientes de zinco na dieta, em contrapartida, adultos com mais de 60 anos tendem a consumir menos do que a Ingestão Diária Recomendada (RDA). Lembrando que o nosso corpo não é capaz de armazenar zinco, por isso é importante consumir diariamente a quantidade recomendada por profissionais.

A RDA dos Institutos de Saúde recomendam que em adultos com mais de 19 anos, as mulheres recebam 8 mg de zinco, os homens recebam 11 mg e gestantes 9 mg. 

Sintomas de carência de zinco

Precisamos discutir sobre a importância do zinco para o bom funcionamento do corpo. O organismo que está com zinco em falta pode apresentar sintomas como:

  • Queda de cabelo
  • Dificuldade na cicatrização
  • Hormônios sexuais reduzidos
  • Feridas na região ocular
  • Sintomas depressivos
  • Falta de apetite
  • Perda do paladar

Para saber de forma efetiva sobre a carência de zinco, é importante recorrer a exames — como o de urina e o de sangue. Assim é possível quantificar as doses de zinco em seu organismo e o que pode ser feito caso ele esteja em falta.

Aumente o zinco em sua dieta com esses 5 alimentos

Se você deseja aumentar a ingestão de zinco através de sua dieta, aqui estão 5 alimentos ricos em zinco (as porcentagens de zinco são do National Institutes of Health). Confira agora alimentos considerados fonte de zinco.

Alimentos fortificados

Alimentos que contenham farinha de trigo ou farinha de milho fortificadas também são uma boa fonte de zinco. Outros alimentos que às vezes são fortificados com zinco incluem suco de frutas, caldos de sopa e até mesmo o pão. Sempre leia o rótulo da embalagem para saber se seu alimento é fortificado com zinco.

Carne

A carne é uma das melhores fontes alimentares de zinco, principalmente carnes vermelhas, como carne bovina. A carne boi assada, por exemplo, tem cerca de 5,3mg de zinco. A carne vermelha também contém outros nutrientes essenciais para uma dieta saudável — como aminoácidos e proteínas. 

Frutos do mar

Para quem não come carne vermelha todos os dias, os frutos do mar podem ser uma outra alternativa, pois são excelentes fontes de zinco. Para frutos do mar nós temos as ostras, que contêm mais zinco por porção do que qualquer outro alimento. Além disso, a lagosta, os mexilhões e o camarão também são ótimas fontes de zinco — e outros nutrientes como os ácidos graxos ômega-3.

Nozes e sementes

Nozes e sementes são ricas em zinco — especialmente o pinhão, castanha de caju, as amêndoas e sementes de abóbora. Procure adicionar frutas e nozes ao mingau de aveia, no iogurte, em vitaminas e outros lanches para a ingestão diária de zinco.

Tofu

Se você não come carne ou frutos do mar, aqui está o maravilhoso e nutritivo tofu. E mesmo que ele não tenha quase tanto zinco quanto frutos do mar e carne vermelha, o tofu ainda fornece zinco. Para adicionar zinco na alimentação, pense no tofu como uma opção.

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Nota: O suplemento de DHEA não é para uso por indivíduos menores de 18 anos. Não use se estiver grávida. Antes de fazer uso de qualquer suplemento, respeite a recomendação diária, consulte seu médico e faça exames regulares para verificar o seu estado de saúde.

O uso de suplementos não substituem em hipótese alguma uma avaliação médica. Em caso de efeitos colaterais, interrompa imediatamente o uso.

Atenção: As informações contidas neste site são de redatores independentes e caracterizam resultados de pesquisas sobre saúde, bem-estar e longevidade com mais disposição e vitalidade!

Consulte um profissional da área médica. A política de privacidade dos artigos do blog da Puritan's Pride não têm a intenção de fornecer recomendação médica, automedicação e não substituem diagnóstico ou tratamento.

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