Como prevenir doenças nas articulações de forma natural

  • Como prevenir doenças nas articulações de forma natural

Como prevenir doenças nas articulações de forma natural

 

Você já ouviu aquele ditado de que prevenir sempre é o melhor remédio? Nesse caso, não há ideia melhor do que começar a cuidar da saúde das nossas articulações — antes que elas comecem a desencadear problemas. 

Veja neste post da Puritan’s Pride a importância de manter as articulações saudáveis, e o que fazer para evitar problemas que podem comprometer a função dessa parte do corpo tão essencial para a saúde e vitalidade. 

Saúde articular: todo cuidado é pouco!

É preciso ficar atento quando o assunto envolve articulações! Dependendo de onde se localizam, as articulações suportam o peso do corpo e permitem que você se movimente a cada momento e em diferentes ângulos.

Como as articulações funcionam?

A articulação é compreendida pela área onde dois ossos e seus tecidos conjuntivos ficam unidos. Em um corpo adulto, por exemplo, existem 206 ossos — o que diga-se de passagem, requer muitas articulações. Algumas dessas articulações são fixas ou estão atreladas a movimentos leves, como as articulações dos ossos da pelve. Veja a seguir como elas podem ser classificadas:

Articulações que apresentam movimento reduzido são aquelas que possuem maior estabilidade e permanecem mais próximas dos ossos. São articulações fibrosas e permitem poucos movimentos ou movimentos bem específicos (menor número de eixos de rotação).

Também existem os tipos de articulações que também possuem movimento reduzido mas a sua principal função é a de sustentar o nosso corpo e o nosso peso. Podemos ter como exemplo as articulações da coluna vertebral, que, quando trabalham em conjunto, conseguem promover a flexibilidade para nos mantermos ativos. 

Entretanto, o tipo mais comum de articulação faz parte das articulações móveis — que nos conferem movimento e flexibilidade. Existem articulações sinoviais, as quais têm seu movimento determinado conforme sua estrutura. As articulações dos ombros podem ser um bom exemplo, pois permitem a rotação em várias direções, já a articulação do cotovelo pode dobrar e esticar o braço. 

As articulações de amplo movimento ficam geralmente nas extremidades do nosso corpo, como pernas, mãos, braços e pés. Essas articulações ajudam a absorver o impacto e a lubrificar toda a região articular. 

Por que é importante ter articulações saudáveis?

Dentro de todo esse sistema de articulações, ainda podemos contar com os ligamentos. Os ligamentos são estruturas essenciais para sustentar e conectar uma articulação ao osso. Basicamente, será o ligamento a estrutura responsável em “guiar” os movimentos de cada articulação. Os ligamentos de uma articulação são feitos por tecidos fibrosos e ajudam a amortecer impactos e reduzindo o  risco de lesões.

A cartilagem também é um componente que favorece esse processo. A cartilagem envolve a cápsula articular e também pode atuar como amortecedor e ajuda a evitar que os ossos entrem em contato com as articulações. Tanto a cartilagem quanto os ligamentos trabalham em conjunto para a manutenção e suporte do sistema articular.

Como prevenir doenças nas articulações de forma natural?

A melhor maneira de cuidar da saúde das suas articulações é buscar formas de fortalecer o seu sistema articular. Você pode fazer isso através de uma alimentação saudável, exercícios físicos e hábitos que favoreçam a saúde desses componentes que falamos agora pouco. Cuidar da postura também é essencial para manter a saúde das articulações, principalmente da coluna.

Manter hábitos saudáveis e comer alimentos que deixem a articulação resistente podem fazer com que os nossos ligamentos e ossos fiquem mais fortes e estáveis! Além disso, com ajuda médica, você pode fazer o uso de suplementos que fornecem nutrientes para as articulações, os chamados condroprotetores.

OS BENEFÍCIOS DA GLUCOSAMINA PARA AS ARTICULAÇÕES

A glucosamina é encontrada em quase todos os tecidos humanos, especificamente o tecido conjuntivo. Na cartilagem estão as maiores concentrações de glucosamina. A glucosamina é um composto usado pelas células da cartilagem para criar componentes que são encontrados na cápsula articular. Esse sistema tem a função de amortecer articulações e ossos diante de choques — fornece a absorção para choques. 

A glucosamina é um suporte nutricional para as articulações e tecido conjuntivo, pois ela tem propriedades que favorecem a saúde da cartilagem articular. Com isso, a glucosamina pode auxiliar a capacidade das articulações de absorver forças externas ao corpo. Você pode encontrar glucosamina em sua forma sintética, em forma de sulfato, etc. Veja mais em: Sulfato de Glucosamina traz benefícios para o joelho? - Puritans Pride.

A cartilagem e o sistema articular contribuem com a flexibilidade e a mobilidade das articulações, promovendo um movimento confortável. A glucosamina associada a condroitina faz parte dos condroprotetores que promovem a saúde das articulações e da cartilagem — ajudando a evitar a rigidez no movimento articular. Em nossa loja online nós temos diversas glucosaminas que oferecem suporte articular:

Força Tripla de Glucosamina, Condroitina e MSM Joint Soother®

Força Dupla Glucosamina, Condroitina & MSM Joint Soother®

7 Day Formula Joint Soother® Glucosamina, Condroitina, MSM & Boswellia

Complexo de Glucosamina e Condroitina

Acesse a loja on-line da Puritan’s Pride! Temos suplementos alimentares, vitamina D, geleia real, própolis, biotina, glucosamina, condroitina, probióticos, magnésio, melatonina, luteína, DHEA, entre outros produtos de excelente qualidade.

Puritan's Pride: para nós, o bem-estar é um modo de vida!

Nota: O suplemento de DHEA não é para uso por indivíduos menores de 18 anos. Não use se estiver grávida. Antes de fazer uso de qualquer suplemento, respeite a recomendação diária, consulte seu médico e faça exames regulares para verificar o seu estado de saúde.

O uso de suplementos não substituem em hipótese alguma uma avaliação médica. Em caso de efeitos colaterais, interrompa imediatamente o uso.

Atenção: As informações contidas neste site são de redatores independentes e caracterizam resultados de pesquisas sobre saúde, bem-estar e longevidade com mais disposição e vitalidade!

Consulte um profissional da área médica. A política de privacidade dos artigos do blog da Puritan's Pride não têm a intenção de fornecer recomendação médica, automedicação e não substituem diagnóstico ou tratamento.


Gostou? Classifique!

Escrever comentário

Não use tags HTML!

Comentários

Posts Relacionados

Sulfato de Glucosamina traz benefícios para o joelho?
127

Sulfato de Glucosamina traz benefícios para o joelho?

Glucosamina, sulfato de glucosamina e cloridrato de glucosamina (HCL) não são iguais. Se você deseja saber um pouco mais sobre a diferença os benefícios de cada uma delas, acompanhe este novo post da Puritan’s Pride Brasil. Leia mais

  • 16
  • 0 Comentário
8 vitaminas e minerais que fortalecem os ossos
167

8 vitaminas e minerais que fortalecem os ossos

Preocupar-se com a sustentação muscular não é mero capricho! No post de hoje, entenda sobre o funcionamento dos músculos e a relação com o gasto energético, e como fortalecer a saúde óssea pode melhorar a qualidade de vida. Leia mais

  • 12
  • 0 Comentário
Qual a melhor alimentação para problemas na cartilagem?
133

Qual a melhor alimentação para problemas na cartilagem?

Osteocondrite é o termo designado aos processos inflamatórios que envolvem a região da cartilagem e o sistema articular. A inflamação enfraquece o sistema imunológico e prolonga ainda mais os processos inflamatórios.  Leia mais

  • 15
  • 0 Comentário