7 benefícios da mastigação

  • 7 benefícios da mastigação

“Coma mais devagar!”; “Sente-se para comer!”; “Pare um pouco para comer!”; “Não coma correndo!”; “Mastigue melhor essa comida!”

Talvez você já tenha ouvido ou repetido essas frases. A mastigação faz parte do nosso dia a dia e tem um impacto em nossa saúde. O ato de mastigar bem os alimentos tem influência até mesmo na circulação cerebral.

Quando se fala em mastigação, lembramos da história de Horace Fletcher. Fletcher ficou muito conhecido como “The great Masticator" (O grande mastigador). Ele era um vendedor americano, que aos 40 anos de idade não tinha mais condições de saúde para trabalhar. No entanto, mesmo sem poder trabalhar, um beneficio semelhante à aposentadoria lhe foi negado.

Em uma situação difícil, visto que os médicos não encontravam solução para a saúde de Fletcher, ele ouviu o conselho de um amigo que cuidava bem da saúde: “Comece a mastigar e insalivar o que você come”. O amigo de Fletcher o orientou a mastigar bem a comida até que ela parecesse líquida. Em média, Fletcher passou então a mastigar cerca de 2.500 vezes a cada refeição.

Após isso, a saúde de Fletcher melhorou significativamente. A deglutição teve melhora e sua saciedade aumentou. Aos poucos, Fletcher foi perdendo o desejo por alimentos apimentados, por doces e por álcool. Com a mastigação adequada e mais vagarosa, Fletcher se tornou mais seletivo em relação a sua alimentação e começou a perder muito peso. Muitas pessoas se surpreenderam com as mudanças na saúde e  na fisionomia de Fletcher. Diante disso, se você tem o objetivo de perder peso, a mastigação pode ser sua aliada.

O objetivo deste post da Puritan’s Pride é fazer mostrar os benefícios da mastigação. Você sabia que o processo digestivo começa na boca? A cada garfada estamos dando início ao processo digestivo!

Veja 7 benefícios da mastigação:

  1. A mastigação favorece digestão;
  2. A mastigação ajuda na absorção de nutrientes;
  3. A mastigação aumenta a saciedade;
  4. A mastigação acentua o sabor dos alimentos;
  5. A mastigação melhora a saúde bucal;
  6. A mastigação ajuda a reduzir a constipação;
  7. A mastigação favorece o funcionamento intestinal.

A mastigação influencia na perda de peso. Existe uma relação entre mastigação e obesidade - quando mastigamos mal os alimentos, normalmente comemos muito mais que o necessário.

A MASTIGAÇÃO AUMENTA A SENSAÇÃO DE SACIEDADE E FAVORECE A PERDA DE PESO

Após 20 minutos de mastigação, há uma comunicação entre cérebro e intestino e nos sentimos saciados. O hormônio intestinal responsável por esse “comunicado” é o PYY - esse hormônio se liga a outro receptor e com isso ocorre a inibição da substância responsável pela fome - proporcionando saciedade. Quando comemos com pressa ou quando comemos debaixo de intenso estresse, muitas vezes, não mastigamos corretamente os alimentos, perdemos os benefícios da mastigação e isso reflete no processo digestivo..

COMO MASTIGAR OS ALIMENTOS CORRETAMENTE:

  • Não exagere - coloque uma quantidade idel de comida na boca;
  • Não coma com pressa;
  • Evite ingerir líquidos enquanto se alimenta e mastiga;
  • Mastigue com o auxílio da saliva;
  • Engolir a comida faz parte do processo - coma mais devagar;
  • Fique longe de eletrônicos - concentre-se ao se alimentar;
  • Evite ficar muito tempo sem comer - mastigue mais devagar.

A MASTIGAÇÃO E OS BENEFÍCIOS DAS ENZIMAS DIGESTIVAS

As enzimas digestivas contribuem com o organismo na absorção de nutrientes pelo intestino. As enzimas digestivas decompõem as gorduras, os carboidratos e as proteínas. A enzima lipase é responsável pela quebra da gordura; a enzima amilase age sobre os carboidratos; e a protease e peptidase atuam sobre as proteínas - essas enzimas participam do processo digestivo.

De acordo com a idade da pessoa, a produção de enzimas digestivas diminui - com isso, sintomas como inchaço, gases e desconforto gástrico podem se tornar recorrentes. É importante ter uma alimentação saudável para contribuir com o processo digestivo saudável.  Se você tem algum problema digestivo ou intestinal sempre recomendamos que consulte um médico antes de fazer uso de qualquer suplemento que contenham enzimas digestivas.

As enzimas digestivas podem contribuir com uma boa digestão, bem-estar, mais disposição, melhor absorção de nutrientes e aumento da imunidade. Em alguns casos, as enzimas digestivas podem melhorar a função hepática, reduzir dores abdominais, combater a má digestão e diminuir náuseas.

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Puritan's Pride: para nós, o bem-estar é um modo de vida!

Nota: Antes de fazer uso de qualquer suplemento, consulte seu médico e faça exames regulares para verificar o seu estado de saúde.

Atenção: As publicações deste blog são de redatores independentes e caracterizam resultados de pesquisas sobre saúde, bem-estar e longevidade com mais disposição e vitalidade! Os artigos do blog da Puritan’s Pride não têm a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.


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