5 benefícios da Vitamina D para os músculos

  • 5 benefícios da Vitamina D para os músculos

A vitamina D pode melhorar a função muscular


Algumas descobertas recentes têm mostrado o impacto positivo da vitamina D na saúde muscular. A vitamina D, além de ajudar na saúde dos ossos, também pode ser a chave para que você tenha músculos mais saudáveis e resistentes. Neste post da Puritan’s Pride você vai ver 5 benefícios da vitamina D para os músculos.

O QUE É VITAMINA D

Conforme as publicações e pesquisas afora, as propriedades da vitamina D fazem dela uma supervitamina, uma espécie de elemento-chave para saúde, pois ela agrega e tem funções de extrema importância no organismo. Ela está em todo lugar no corpo, participando de várias funções bioquímicas essenciais que fazem o organismo funcionar bem.

A vitamina D se destaca entre as demais, pois suas propriedades não podem faltar em nosso organismo. Ela é essencial em funções específicas em nosso corpo - sendo muito além de uma simples vitamina - ela é um elemento-chave da saúde, um composto orgânico que tem muitas coisas boas para nos oferecer. 

Ela pode ser encontrada em 2 tipos: vitamina D2 (encontrada em cogumelos e plantas) e vitamina D3 (encontrada naturalmente no organismo) - veja agora a diferença entre elas.

Vitamina D2 (ergocalciferol) 

  • Eficaz no bom funcionamento muscular;
  • Auxilia no processo metabólico do corpo;
  • Contribui para a boa circulação sanguínea;
  • Auxilia no processo de absorção de cálcio;
  • Favorece a absorção fósforo no organismo;
  • Pode ser uma boa aliada para a saúde óssea;
  • Favorece a saúde e manutenção dos dentes.

Vitamina D3 (colecalciferol) 

  • Pode ajudar no reparo e saúde das células;
  • Favorece a saúde cerebral e saúde mental;
  • Melhora da função do sistema imunológico;
  • Eficaz para o bom funcionamento do cérebro;
  • Pode ajudar no tratamento da depressão.

A vitamina D é essencial para a saúde e manutenção dos músculos

Isso porque ela pode contribuir para o ganho de massa magra, massa muscular. Ela também pode contribuir com a tonicidade muscular e resistência durante as atividades físicas.

Você pode obter vitamina D através de uma alimentação balanceada, da suplementação ou se expondo ao sol. 

A falta de vitamina D pode prejudicar a saúde dos músculos

Os raios de sol ativam a vitamina D - não se esqueça de tomar banho de sol durante, no mínimo, 15 minutos todos os dias (e sem filtro solar). A exposição aos raios de sol impulsiona a produção das vitaminas D1 e D2. Dessa forma, você conseguirá manter níveis adequados em seu corpo. Dessa forma, ajudará a evitar risco de lesões, fraturas e aliviará as dores musculares. 

Entre as propriedades da vitamina D, está a absorção de cálcio e de fósforo pelo estômago. O fósforo também é elemento chave para a saúde e manutenção muscular.

5 BENEFÍCIOS DA VITAMINA D PARA OS MÚSCULOS

  1. Auxilia na síntese de nutrientes para manutenção muscular;
  2. Traz força e resistência para quem deseja ganhar massa magra;
  3. Pode ajudar no controle dos níveis de fósforo e cálcio no corpo;
  4. Contribui na prevenção de atrofias e danos nos músculos;
  5. Aliada na recuperação dos músculos após lesões musculares.

PARA QUE SERVE A VITAMINA D

Além de ser aliada da saúde muscular, a vitamina D pode ajudar na melhora do humor, na melhora da disposição e bem-estar, na melhor capacidade cognitiva, entre outros muitos benefícios. A vitamina D no organismo ajuda a prevenir doenças inflamatórias, doenças autoimunes e doenças cardiovasculares. 

Como aumentar os níveis de vitamina D 

Quando nossa pele fica exposta aos raios do Sol, uma substância chamada colecalciferol - já presente na pele - ativa a vitamina D que já existe em nosso organismo. É nesse momento em que os raios ultravioletas despertam a vitamina D que já está em nosso corpo. 

Por isso, a dica de hoje da Puritan’s Pride para você é: tome banhos de Sol pelo menos 15 minutos diariamente, pois isso favorece a “produção” de vitamina D, que é de extrema importância para a formação óssea. 

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D DEVE SER INVESTIGADA

Muitos conhecem a vitamina D como a vitamina do Sol. Ela, na verdade, é considerada um nutriente mais que essencial para regular o crescimento e reparo das células, protegendo os ossos e ajudando na manutenção do sistema imunológico. 

Embora a carência de vita D seja um problema mundial, estatísticas mostram que, de modo geral, locais em que as pessoas não conseguem se expor à luz do sol de forma regular os índices de sintomas depressivos são bem mais altos, e uma das hipóteses seria por conta disso. Regiões em que as pessoas têm pouca exposição solar, há carência de vitamina D. 

Além disso, há índices mais altos de sintomas depressivos nessas regiões em que as pessoas ficam menos expostas ao sol, e em alguns locais aparecem mais registros de casos de depressão sazonal, por exemplo. 

A vitamina D está relacionada a diversos processos no corpo, por isso a importância desse nutriente para as nossas vidas. A carência de vitamina D deve ser investigada, veja mais em 13 sintomas de falta de vitamina D.

O humor e saúde emocional depende muito da função cerebral saudável e alguns nutrientes têm de estar inseridos em nossa alimentação ou mesmo podem ser adquiridos por suplementação. 

Acesse a loja on-line da Puritan’s Pride! Temos suplementos de vitamina D, geleia real, própolis, biotina, glucosamina, condroitina, probióticos, magnésio, melatonina, luteína, DHEA, entre outros produtos de excelente qualidade.

Puritan's Pride: para nós, o bem-estar é um modo de vida!

Nota: Antes de fazer uso de qualquer suplemento, respeite a recomendação diária, consulte seu médico e faça exames regulares para verificar o seu estado de saúde. O uso de suplementos não substituem em hipótese alguma uma avaliação médica.

Atenção: As informações contidas neste site são de redatores independentes e caracterizam resultados de pesquisas sobre saúde, bem-estar e longevidade com mais disposição e vitalidade!

Consulte um profissional da área médica. Os artigos do blog da Puritan's Pride não têm a intenção de fornecer recomendação médica, automedicação e não substituem diagnóstico ou tratamento.

 

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